Configurando corretamente a memoria swap

bem tive problemas com o Ubuntu 7.04 com memoria,,, os programas travavam, e como tive problemas parecido no 6.10 fui logo no terminal e digitei o comando free, e vi que a swap estava ativa, mais não estava sendo usada,,, depois de varios buscas,principalmente no forum do ubuntu, achei alguns comandos, que fez voltar o uso da swap:

1: sudo vol_id /dev/hda5
observe a saida deste comando, ache a linha aonde mostra a UUID da partição ( ex: ID_FS_UUID=ba7d5ce1-d402-46e1-91f1-20d7ff9a1f75)

2: sudo gedit /etc/fstab
ache a linha que se refere a swap, algo assim:

UUID=ba7d5ce1-d402-46e1-91f1-20d7ff9a1f75 none swap sw 0 0

aonde tem a UUID seguido dos numeros, confira se bate com a obtida com o comando que passei acima , se não bater troque pelo certo, e salve…

3 – vamos agora parar o uso da swap com:
sudo swapoff -a

4 – agora vamos reativar:

sudo swapon /dev/hda5

pronto de o comando free novamente e veja se esta tudo ok

obs: me refiro acima em hda5, lembrando que esta a minha partição de swap, troque pela letra correspondente a sua partição…

Referencia: Forum Ubuntu

veja abaixo a imagem antes de fazer e depois, veja que antes a swap estava zero,,,agora esta ativa….

8 comentários sobre “Configurando corretamente a memoria swap

  1. Olá!
    Você poderia me dizer se posso usar esta dica aqui no meu Debian Etch??
    Por que tentei estes comandos e não tive sucesso em alguns…

    grato desde já…
    vlw =]

  2. Alguém sabe me dizer como faço pra manter a swap ativa? Tenho que rodar o comando sudo swapon /dev/hda3 para ativar a swap a cada boot.

  3. total used free shared buffers cached
    Mem: 742764 621344 121420 0 23404 314216
    -/+ buffers/cache: 283724 459040
    Swap: 1646620 116900 1529720

  4. Pingback: Corrigindo a Montagem de Partições usando o UUID « BrasilLivre….

  5. Hoje este artigo me ajudou muito.

    minha swap estava 0 byte, porque redimensionei o tamanho da partição.

    usei o comando “blkid /dev/sda6” para descobrir o UUID da partição
    e subistitui o UUID antigo no arquivo do comando “sudo gedit /etc/fstab”

    aí verifiquei no “monitor do sistema” do meu Ubuntu 10.10.

    Obrigado

Deixe um comentário