Q4OS uma distro leve com o Trinity como padrão…

Q4OS

Post originalGary Newell – http://www.everydaylinuxuser.com

O site do Q4OS fornece a seguinte descrição sobre o que eu poderia esperar ao instalá-lo:

sistema operacional rápido e poderoso com base nas mais recentes tecnologias, oferecendo ambiente de trabalho altamente produtivo. Nós nos concentramos em segurança, confiabilidade, estabilidade a longo prazo e integração conservadora de novos recursos verificados. Sistema distingue-se pela velocidade e requisitos muito baixos de hardware, corre grande em novas máquinas da marca, bem como computadores legados. Também é muito aplicável para virtualização e computação em nuvem.

Q4OS uma distro baseada no Debian, que usa o Trinity(TDE) um fork do kde3, uma distro completa, ágil e fácil (lembra muito os tempos do Kurumin, só  que atualizado)

Como obter Q4OS

Você pode baixar Q4OS de http://q4os.org/downloads1.html .
Você pode baixar o CD live com +- 600 MBytes ou CD instalador com  + – 300 MBytes .
Q4OS é baseado no Debian estável e, portanto, o instalador é praticamente o mesmo. Não é difícil de instalar, mas há uma série de passos.
Obs: Não vou entrar em detalhes sobre a instalação , segue o padrão Debian.

Primeiras impressões:

fullscreen

 

Se não fosse para o ícone da Trinity, no canto inferior esquerdo e a tela de boas-vindas que você poderia ser perdoado por pensar que você tinha acabado de iniciar em uma versão mais antiga do KDE3.

(O Texto original fala nesta parte em semelhança com o windows, eu discordo, semelhança com o kde3, bem mais aperfeiçoado que o windows xp da época.)

If it wasn’t for the Trinity icon in the bottom left corner and the welcome screen you could be forgiven for thinking that you had just booted into an older version of Windows.
There are icons on the desktop for “My Documents”, “My Computer”, “My Network Places” etc.
The Windowsy theme continues throughout the distribution including the method used to add networks and set up printers.

O menu é o padrão kde3 da esquerda para a direita, clicando entre as categorias. Há duas coisas a apontar nesta fase e que é o desempenho é incrivelmente bom, mas a navegação pelos menus desta forma é mais demorada.

Na janela Boas Vindas, há uma opção para mudar para o menu Kickoff. Isso é muito mais moderno e inclui uma função de pesquisa.

kickoffmenumenu

 

Conexão com a Internet:

connecttointernet

Conexão com a internet é um assunto bastante normal. Clique no ícone de rede no painel e selecione a rede. Você terá que digitar uma senha se a rede requer uma.

A tela de boas vindas:

A janela de boas-vindas tem algumas características que são definitivamente úteis.
Como eu escolhi para instalar a partir do CD de instalação apenas uma base um conjunto de aplicativos foram instalados tal como uma janela de terminal, editor de texto e outras ferramentas centradas no KDE.
Existe uma opção na tela de boas-vindas chamada “Desktop Profiler”, que permite que você instale um conjunto de aplicações aplicáveis para o desktop. As opções são para um desktop totalmente caracterizado, um conjunto básico de aplicativos ou simplesmente a instalação Q4OS como ela é.
Eu penso que esta é uma boa opção . O download inicial de Q4OS é mantido a menos de 400 megabytes e se eu não precisava LibreOffice e outras ferramentas que eu não seria obrigado a ter aplicativos instalados sem necessidade . Se eu decidir depois que eu preciso essas ferramentas eu posso clicar em um botão e eles são baixados e instalados e que o download é de apenas cerca de 400 megabytes também.
Outro botão na janela de boas-vindas permite instalar codecs multimídia. Isso permitirá que você toque de áudio MP3 e assistir a DVDs.
installapplications
A janela de boas-vindas tem um botão que lhe permite instalar outras aplicações. Se você já escolheu para instalar o ambiente de trabalho inteiramente caracterizado, em seguida, muitas das aplicações em destaque na janela “Instalar aplicações” já será instalado como o navegador Chrome do Google.
Há algumas aplicações que muitos vão querer instalar,  disponível para instalação sem ter que procurar os repositórios, como Dropbox, Skype, Winee até mesmo TeamViewer. Se o aplicativo que você deseja não estiver listado você sempre pode iniciar o Synaptic, que é o gerenciador de pacotes padrão.
Outras opções na janela de boas-vindas incluem para alternar efeitos de desktop e desligar, alternar entre os menus clássicos e modernos, e também escolher se deseja iniciar sessão automaticamente.

Personalizar o ambiente de trabalho:

changewallpaper

 

Para ser capaz de mudar seu papel de parede, por exemplo, você tem que clique direito na área de trabalho e escolha a opção área de trabalho da personalização do menu de contexto,
as janelas de navegação e diálogo reais são funcionais e fácil de seguir.
Q4OS tem uma ótima seleção de papéis de parede e protetores de tela evidência disponível do que é mostrado abaixo:
newwallpaper2.png

Aplicações:

Os aplicativos incluídos (quando você escolhe a área de trabalho com todos os recursos) são os seguintes:
  • LibreOffice – Office Suite
  • Pinta – Editor de Imagens
  • Shotwell – Photo Manager
  • Google Chrome – Navegador Web
  • Thunderbird – Cliente de Email
  • VLC – Media Player
Há também uma série de ferramentas baseadas KDE, como o Konqueror, o Krusader e Konsole.
A única coisa que realmente falta a partir da instalação e da lista de aplicativos na tela de instalação (a partir da janela Boas-vindas) é um bom Player de áudio.
A Central de Software do Q4OS. O bom e velho Synaptic é o gerenciador de pacotes padrão.
synaptic.png
Não é a ferramenta mais bonita , mas Synaptic é funcional e bastante fácil de usar com uma lista de categorias para baixo à esquerda, as aplicações no canto superior direito e uma descrição de um aplicativo selecionado no canto inferior direito. Há também um motor de busca decente, quando você encontrar o que você deseja instalar tem uma verificação na caixa para marcar e, em seguida, pressione o botão “Aplicar”.
Portanto, se você precisar de uma pesquisa de aplicativo de áudio decente para “Clementine” e  só instalar.
clementine.png
O player de vídeo padrão é o VLC e não é apenas o melhor player de vídeo na plataforma Linux, mas em qualquer plataforma.
videos.png
Você pode escolher tocar vídeos de seus discos locais, DVDs,  ou um fluxo de rede ou a partir da Internet.
Um equívoco comum que os novos usuários para o Linux tem é que o seu hardware não é suportado e mesmo que seja você precisa digitar um monte de comandos para fazê-lo funcionar. Isso pode ter sido verdade há 15 anos, mas agora é mais fácil de configurar impressoras nas melhores distribuições Linux do que no Windows.
Em Q4OS o método necessário para configurar uma impressora é muito semelhante à forma como você faria isso com o Windows.
Basta selecionar o botão Iniciar, depois em Configurações, impressoras e, finalmente, clique no botão “Adicionar impressora”. Eu não tive necessidade de inserir um disco para instalar a minha impressora sem fio. Eu só selecionei aquela que foi oferecido para mim e ele estava pronto para imprimir. Francamente fenomenal.
addprinter.png
Navegar pela rede [e super fácil no Q4OS , Tudo o que eu preciso, é selecionar “Iniciar” -> “Configurações” -> “Conexões de Rede” no menu e depois “Add Connection” e uma lista dos dispositivos na minha rede apareceu.

Screenshot 2015-09-15 22:11:32
Com relação ao Flash você tem em duas alternativas, em primeiro lugar, há a possibilidade de instalar codecs multimídia e, em seguida, um dos aplicativos instalados é o navegador Google Chrome.
Nada mais a dizer, ele simplesmente funciona.

Resumo

É difícil saber o que pensar Q4OS. Parece com o KDE3 (kurumin),a coisa louca é que ele realmente funciona e funciona melhor do que a maioria das outras distribuições Linux,
não teve problemas com programas e o desempenho é surpreendente. Muito honestamente não sei como a distribuição não é mais popular, eu recomendo esta distribuição a todos os usuários que estão em computadores mais antigos ou equipamentos mais limitados. eu também recomendo para pessoas que querem experimentar o Linux .
Obs:    Eu tb Flávio do BrasilLivre recomendo, eu uso ela em um notebook CCE de 5 anos e roda macio, tenho até saudade do Kurumin nestas horas, quem sabe não uma base de uma personalização.
Kurumin Light 7 e Painel Clica-aki, comparando com as imagens do inicio do post, afinal um e kde3 e outro TDE (fork kde3)
Obs: Todos os créditos são para o autor original do artigo (Gary Newell), somente abri outra aba e traduzi o texto e adaptei o artigo para não ficar com cara de traduzido, estava fazendo um review do Q4OS, achei este review muito completo e resolvi traduzir e postar…..

Um comentário sobre “Q4OS uma distro leve com o Trinity como padrão…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s