Gerenciadores de Downloads ( rapidshared, easyshare, megaupload e afins) qual usar!

Com o crescimento do uso da internet estamos em uma revolução em distribuição de conteúdo, desde musicas, audiobooks, distribuições Linux, modificações do windows, e etc.., o que vemos que tem muita coisa sendo distribuído,, muita coisa boa, só que muitos esbarram em não ter um servidor próprio ou contratado, então a opção de usar estes serviços, temos diversos espalhados ai pela internet, como este artigo não é sobre estes serviços e sim sobre os gerenciadores, não vamos citar qual é melhor ou não, pois fica a cada um decidir qual é melhor( uma pitada de filosofia Linux, neste caso), bem vamos analisar 3 grandes gerenciadores, os mais completos e usados, se alguem quiser poder indicar mais alguns, os 3 que vamos citar são:


Tucan – Freerapid – Jdownloader

Tucan:

um gerenciador de downloads para sites de arquivos como o Mediafire, Rapidshare, Megaupload, 4Shared e similares em português.

Em relação aos outros o Tucan ganha em leveza, pois sua interface é em python, ao contrario dos outros que citamos aqui que são em java, com uma interface amigável e fácil, ele é rápido e cumpre seu objetivo, ao adicionar ( manualmente) você pode verificar os link se estão ok, todos tem os prós e os contras:
Prós = leve, facil uso, minimiza sem problemas para o tray e Multiplataforma.
Contras = ele não tem monitor Clipboard como os outros, vc tem que adicionar e verificar o link manualmente, ao ter um um download ja de um servidor ele não coloca na espera e da erro ( já apaguei muitas downloads pensando que era link quebrado), as vezes coloca na fila normalmente, ele tem problema e identificar os links protegidos, os downloads completos não se auto limpam , talvez seja impressão, mais acho os downloads mais lentos que os semelhantes aqui referenciados.

obs: Nos testes usamos o Tucan Manager 0.38 alpha, as vezes temos atualizações dos plugins e tb do próprio programa, acredito que estes detalhes logo serão revistos.
Nota do BrasilLivre: 9.0
Site: http://www.tucaneando.com
Download Ubuntu: http://www.getdeb.net/app/Tucan
Obs: outras versões e plataformas diretamente no site do projeto

Freerapid

Outro grande gerenciador multiplataforma feito em java, mais leve e faz bem seus serviço, na parte de captura eu acho ele excelente, você acessa um site com varios links e vai clicando copiar link, ele vai adicionando os vários links e depois vc coloca para baixar, ele verifica se o link esta ok automaticamente, mais somente depois de colocar na fila, é só apagar os links inválidos, a grande diferença é as atualizações do programa e plugins, este ultimo praticamente diários, apesar de ser em java ele é bem feito não pesa no sistema, nas versões anteriores ele tinha um problema em minimizar no tray ( gnome pelo menos) não restaurava, agora nestas ultimas parece que foi resolvido, vamos a analize:
Pŕoss : o Monitoramento do ClipBoard é excelente, Facil uso, Multiplataforma, verifica o link e aceita links protegidos, rapido nos downloads.
Contras: um pouco pesado por ser java(leve em relação a outros ap. java), a verificação dos link deveria ser antes de adicionar ( como Tucan).
obs: Nos testes usamos o FreeRapid 0.83 RC , atualizações são constantes de plugins.
Nota do BrasilLivre: 9.5
Site: http://wordrider.net/freerapid/
Download : http://wordrider.net/freerapid/download.html

Jdownloader

Um dos mais utilizados gerenciadores, multiplataforma e tem destaque de sua velocidade, não sei porque, mais é vísivel a diferença de velocidade entre os outros aqui citados, ele é em java , pesado, maquina com pouca memória ou antiga não é recomendado, tem atualizações de plugins e de programas constantemente, tem um sistema de captura eficiente de links, ele verifica o link antes e assim você adiciona para download somente os links validos, aceita normalmente links protegidos, tambem um pouco problemático quanto a minimizar, ao tentar restaurar como um recurso enorme do micro, as vezes não restaura, talvez pelo próprio java, vamos a analise:

Prós: extremamente rápido, multiplataforma, verifica links antes de adicionar, sendo só indo para o down os links válidos, aceita normalmente links protegidos.
Contras: vejo nele só um problema, é pesado e muito, as vezes para maximizar é um problema, geralmente uso em outra área de trabalho maximizado mesmo. a interface não é muito amigável, apesar de ser fácil de entender achei que tem muita informação ( parte de configuração e downloads)
Obs: Nos testes usamos versão 0.8234

Nota do BrasilLivre: 9.0
Site: http://jdownloader.org/
Download : http://jdownloader.org/download/index

Conclusão:

Todos os 3 são excelentes, cada um com suas características, talvez a opinião seja diferente de cada usuário, mais como estamos em um mundo livre fica a critério de cada um, mais aqui no BrasilLivre o FreeRapid recebeu a maior nota, pela suas características e eficiência, o Tucan fica empatado em segundo co o Jdownloader, pelo seu desempenho e facil utilização, Jdownloader só perdeu o primeiro lugar pelo seu peso e consumo exagerado de recursos do sistemas..

Obs: foi colocado estes 3 gerenciadores pois eles são mais ou menos equivalentes em recursos e numero de servidores, se alguem tem algum outro gerenciador que tem estas características mande para o brasillivre que incluo na analise.

OBS: Todos os testes foram feitos em Ubuntu 9.04 e todas as versões dos gerenciadores são em português

Obs: 21-02-2010, foi feito uma pequena analise do gerenciador plowshare(modo texto) que complementa este artigo, não deixe de conferir.

Artigo PlowShare 21-02-2010

4 comentários sobre “Gerenciadores de Downloads ( rapidshared, easyshare, megaupload e afins) qual usar!

  1. Testei o Tucan, nunca vi um programa tão bugado, muitos erros, mas é leve graças ao gtk, quanto ao Freerapid, nunca testei, boa dica, sobre o JDownloader, eu uso, achava bastante bugado também, mas houveram umas atualizações e o programa esta estável, mas muito pesado como foi dito na sua análise.

    Resumo : JDownloader ganha disparado, até agora! Valeu, abraço!

  2. Pingback: PlowShare Gerenciador de Downloads(rapidshare, Megaupload, eazyshare e afins) em modo texto | Planeta LinuxnaNet

  3. Pingback: PlowShare Gerenciador de Downloads(rapidshare, Megaupload, eazyshare e afins) em modo texto « BrasilLivre….

  4. Pingback: Os números de 2010 « BrasilLivre….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s